sábado, 10 de novembro de 2012

A cura para a falta de leitura

           Espetáculo "A cura para a falta de leitura" apresentado na Feira de Livros promovida pelo SESC Amapá no ano de 2006, no município de Santana.
O espetáculo narra a história de quatro duendes (Alecrim, Margarida, Violeta e Rosa) que preocupados com o fim do Mundo da Imaginação, buscam uma estratégia de combater o mal que ameaça a sua realidade, a falta de leitura.
           A ideia da apresentação surgiu de uma proposta na disciplina Língua Portuguesa e Comunicação no curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. A pesquisa se baseava na necessidade de conhecer mais a finco a realidade dos rumos que a leitura está tomando na sociedade, destinada aos estudantes da Escola Estadual Professora Maria Mirian. A resposta ao projeto foi tão positiva que o grupo foi convidado a apresentar o espetáculo nas cinco Feiras de Livro que o SESC Amapá realizaria no ano de 2006, (Santana, Mazagão, Amapá, Laranjal do Jarí e Macapá). O mais importante dessa experiência foi o contato que tivemos com as diferentes realidades dos municípios e a recepção que cada localidade nos ofertou. 
          Além dos municípios do estado, o espetáculo foi apresentado no Centro de Ensino Podium, o que nos possibilitou verificar a diferença que há entre as realidades de ensino e acesso à informação literária e artística entre as instituições públicas e privadas do interior e da capital. Esse foi o primeiro contato com os palcos que nós, integrantes do grupo, tivemos. Embora, eu já tivesse participado de muitas oficinas e cursos de iniciação teatral, graças ao SESC e à saudosa Zenildes Pereira. 
          Agradeço às amigas Maria do Socorro Jesus, Maria do Socorro Vieira, Líliam D'Almeida e Caroline Almeida pela coragem em se lançarem de cabeça nas ideias malucas deste aventureiro que vos redige este pequeno texto. Obrigado ao SESC pelo espaço para que o projeto pudesse ganhar visualidade e a você leitor.
         
Fotos: Marcio Kaio Ramos
Marcelo Santos - SESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário